Salut, cher lecteur!
Diz uma frase popular que é bom, depois de um dia de trabalho, chegar em casa e saber que um livro lhe espera. Ontem, amigo leitor, eu tive quatro ótimos livros esperando por mim! Todos eles do meu amado Alexandre Dumas: dois em língua francesa e dois em língua portuguesa (ptbr).
Falemos dos francesinhos: La Tulipe Noire e L'histoire d'un Crime.
Peguei-os e olhei-os bem! Lindos! Perfeitos! O primeiro foi publicado em 1937 - sensacional! Abri-os e folhei algumas páginas sem querer fixar minha atenção na escrita, pois temi que a falta habilidade em entender a língua barrasse meu ânimo. Para minha diversão meus olhos pararam na frase:
- Vous croyez?
Rindo, eu respondi: Je crois! (aprendi este verbo de uma música em francês que eu gosto muito de ouvir).
Deixei de lado os livros em francês e fui olhar os títulos em português: Uma Filha do Regente (publicado em 1946) e Um Ano em Florença (publicado em 1952). Sem dúvida, o último estará na lista de leitura das minhas férias.
Horas depois, retornei à eles. Encorajei à mim mesma a ler um pouco dos livros em língua francesa. Escolhi La Tulipe Noire:
Le 20 août 1672, la ville de la Haye, si vivante, si blanche, si coquette que l'on dirait que tous les jours sont des dimanches , (...)
e para minha felicidade, leitor anônimo, eu entendi a frase acima. Por isso, fiquei empolgada para começar esta leitura. Mas antes, quero calibrar um pouco mais meu francês, e, deixarei esta leitura para ano que vem, e buscarei suporte junto à pessoas que compreendem melhor a língua do que eu.
Ça va! Mas há um livro, além dos quatro que mencionei, na foto acima. Trata-se de um livro se Sófocles chamado Édipo Rei. Fazia tempo que eu queria esse livro, então, quando o vi, ontem, na prateleira, não me demovi em comprá-lo. Acho que a maioria deve conhecer esta história: o enredo acontece em torno de um rapaz que teve seu destino traçado em matar o pai e casar-se com a mãe. Sabe-se como a história termina. E, esta história, me lembrou de uma frase em um livro de Tolkien chamado Contos Inacabados, onde o personagem Sador aconselha a Turin que:
... um homem que foge de seu medo pode descobrir que apenas pegou um atalho para encontrá-lo.
Outra citação que pode se juntar a esta encontra-se na Bíblia Sagrada, no livro de Jó 3:25:
Aquilo que temo me sobrevém, o que receio me acontece.
...achei muito aplicável à Édipo!
É isso aí, você que me lê.
Omnia Vanitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário