26 de junho de 2016

Maupassant ..



Fim de leitura.

Pela primeira vez eu li um livro do escritor Guy de Maupassant. No tempo que eu era estudante na Aliança Francesa, emprestei na biblioteca um livro deste francês, Une Vie; porém, não consegui ter tempo para ler - nas duas tentativas que me dei para fazer esta leitura.

A leitura que fiz foi Cinq Contes, em francês fácil; ou seja, adaptado para um nível de aprendizagem da língua francesa; neste caso, B1. Comecei a leitura na sexta-feira e achei o primeiro conto, Toine, divertido; mas o final do conto eu achei sem graça.

O livro tem os seguintes contos: Toine, Le Papa de Simon, La Bête de maître Belhomme, Le Ficelle e L'auberge. 

Os contos terminam, na minha opinião, sem um pouco de nexo - exceto o último conto.  Então, deixe-me escrever uma pequenina sinopse, curioso leitor.

Um hotel precisava ser desocupado pois o inverno havia chegado e estava se tornando mais rigoroso. Cinco ocupantes estavam arrumando seus pertences para deixar o estabelecimento: as mulheres seguiriam até a vila com um acompanhante e,  dois homens permaneceriam em um albergue/pousada nas redondezas. Com o desaparecimento de um dos homens {Gaspart Hari}, seu companheiro {Ulrich Kunsi} sai à procura do amigo, porém, não o encontra. E, sozinho, ele se confronta com seus medos e delírios que o levam a tomar atitudes alienadas.

Eu gostei muito deste conto por apresenta o confronto que o ser humano tem consigo e seus medos quando se está longe de uma sociedade. Sem contar que eu lembrei de um livro de Stephen King quando a história começou - será que preciso dizer que se trata de O Iluminado? ;)

C'est ça!!

Omnia Vanitas.


Sobre o Autor.
   

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...