29 de junho de 2016

Diliçinha..




Aaahhh! Eu amo cozinhar, faminto leitor!

Adoro ficar na cozinha testando receitas ou fazendo as minhas "Top 5" das preferidas! Há um bolo que se intitula "Bolo simples" que eu fazia e não achava TÃO gostoso. Eu experimentava o dito bolinho e achava que ele poderia ser mais macio. Adicionei um pouco de fécula de milho para "amaciar" a massa. Nada! Ainda não estava com aquele gostinho de "huuuummm". Experimentei colocar um pouco de chocolate granulado para "afofar" a textura do bolo assado. Nada. 
Então, pensei em separar a gema da clara do ovo. Fiz uma clara em neve e continuei com a receita que estava anotada. Antes de adicionar o fermento, despejei a clara em neve na massa, bati e, então adicionei o fermento em pó. Menos ação do forno na parte baixa do bolo e...voilà ! Está uma delícia os meus bolos simples! 
Eu uso a mesma receita para fazer um bolo de chocolate. Apenas, na hora de comer um pedaço do bolo, eu molho a fatia a ser degustada com chocolate quente! Por todos os santos, é uma delícia!


Atualmente, na correria diária de vir trabalhar pela manhã e voltar somente à noite para casa, o almoço tem "repetécos" diários. Porém, aos domingos, o almoço precisa ser um diferencial do que comemos na semana. É nessa "experiência" que o maridão é cobaia!! 
No último domingo que se foi, eu testei uma receita de arroz ao forno. É quase um risoto, mas não do tipo de risoto que faço. 

Eis a receita completa e original:

2 xícaras de arroz cru, lavado e escorrido
1 cebola picada
2 dentes de alho
300 gramas de peito de peru picado
1 cenoura ralada
1 xícara de azeitonas verdes
300 gramas de queijo mussarela picado
Mexa todos os ingredientes em uma refratária grande.
Molho:
3 1/2 de água fervente
1 embalagem de molho de tomate
1 xícara de creme de leite
2 colheres de sopa de manteira
sal a gosto
2 caldos de galinha esfarelados
2 colheres de sopa de azeite
pimenta do reino à gosto.
Depois de ferver o molho, despeje na refratária. Use o forno pré-aquecido à 180 graus por 60 minutos {ou até o molho ser absorvido}.

Minhas modificações:
Não usei alho {pois não tinha em casa e esqueci de comprá-lo}; troquei o peito de peru por um frango assado que tinha na geladeira {usei a parte do peito da ave}; ao invés das azeitonas, utilizei milho verde em conserva. A embalagem do molho de tomate que usei tinha em torno de 270 à 300 ml.; utilizei a caixa inteira de creme de leite {250 gramas}. Não utilizei caldos de galinha porque não gosto deste condimento - adicionei mais sal para recuperar o sabor do sal que o caldo daria à receita. 
No forno, durou 1 hora e 20 minutos para assar. 
O rendimento foi muito para apenas duas pessoas. Nós almoçamos no domingo e ainda tivemos mais 6 porções em potes de 300 gramas para outros almoços da semana! O sabor ainda é uma delícia! Dá água na boca só de lembrar ! 
Receita mega aprovada! 

Omnia Vanitas.


Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...