Aaahhh! Eu amo cozinhar, faminto leitor!
Adoro ficar na cozinha testando receitas ou fazendo as minhas "Top 5" das preferidas! Há um bolo que se intitula "Bolo simples" que eu fazia e não achava TÃO gostoso. Eu experimentava o dito bolinho e achava que ele poderia ser mais macio. Adicionei um pouco de fécula de milho para "amaciar" a massa. Nada! Ainda não estava com aquele gostinho de "huuuummm". Experimentei colocar um pouco de chocolate granulado para "afofar" a textura do bolo assado. Nada.
Então, pensei em separar a gema da clara do ovo. Fiz uma clara em neve e continuei com a receita que estava anotada. Antes de adicionar o fermento, despejei a clara em neve na massa, bati e, então adicionei o fermento em pó. Menos ação do forno na parte baixa do bolo e...voilà ! Está uma delícia os meus bolos simples!
Eu uso a mesma receita para fazer um bolo de chocolate. Apenas, na hora de comer um pedaço do bolo, eu molho a fatia a ser degustada com chocolate quente! Por todos os santos, é uma delícia!
Atualmente, na correria diária de vir trabalhar pela manhã e voltar somente à noite para casa, o almoço tem "repetécos" diários. Porém, aos domingos, o almoço precisa ser um diferencial do que comemos na semana. É nessa "experiência" que o maridão é cobaia!!
No último domingo que se foi, eu testei uma receita de arroz ao forno. É quase um risoto, mas não do tipo de risoto que faço.
Eis a receita completa e original:
2 xícaras de arroz cru, lavado e escorrido
1 cebola picada
2 dentes de alho
300 gramas de peito de peru picado
1 cenoura ralada
1 xícara de azeitonas verdes
300 gramas de queijo mussarela picado
Mexa todos os ingredientes em uma refratária grande.
Molho:
3 1/2 de água fervente
1 embalagem de molho de tomate
1 xícara de creme de leite
2 colheres de sopa de manteira
sal a gosto
2 caldos de galinha esfarelados
2 colheres de sopa de azeite
pimenta do reino à gosto.
Depois de ferver o molho, despeje na refratária. Use o forno pré-aquecido à 180 graus por 60 minutos {ou até o molho ser absorvido}.
Minhas modificações:
Não usei alho {pois não tinha em casa e esqueci de comprá-lo}; troquei o peito de peru por um frango assado que tinha na geladeira {usei a parte do peito da ave}; ao invés das azeitonas, utilizei milho verde em conserva. A embalagem do molho de tomate que usei tinha em torno de 270 à 300 ml.; utilizei a caixa inteira de creme de leite {250 gramas}. Não utilizei caldos de galinha porque não gosto deste condimento - adicionei mais sal para recuperar o sabor do sal que o caldo daria à receita.
No forno, durou 1 hora e 20 minutos para assar.
O rendimento foi muito para apenas duas pessoas. Nós almoçamos no domingo e ainda tivemos mais 6 porções em potes de 300 gramas para outros almoços da semana! O sabor ainda é uma delícia! Dá água na boca só de lembrar !
Receita mega aprovada!
Omnia Vanitas.