:: Edward Ferrars - Coronel Brandon - John Willoughby :: |
Deixe-me apresentá-lo este trio, anônimo leitor. Estes são os homens que circundam a vida das irmãs Dashwood.
Edward Ferrars é o primeiro. Irmão da nojenta Fanny Dashwood - cunhada das irmãs. Ele é do tipo caladão, tímido, por vezes depressivo. Porém, a seu favor, digo que ele sabe manter sua palavra (algo tão raro nos dias de hoje). Só por isso ele tem a minha simpatia. Mesmo não gostando mais a barata morta da Lucy Steele, manteve o compromisso com ela (mesmo estando apaixonado por Elinor).
Na outra ponta temos o "vilão" John Willoughby. Boa pinta, fanfarrão, gosta de caçar, sedutor, tem boa lábia e, mesmo contra a estatística a seu favor - eu declaro que ele era apaixonado por Marianne. Outras características: fraco em caráter e decisão, sua vida é governada pelo dinheiro e por uma matriarca mercenária. Sua palavra, ao contrário de Edward, não serve nem para pegar ônibus lotado. E, para completar, engravidou a filha adotiva do meu querido Coronel Brandon e a deixou se eira nem beira. Cafajeste!
Coronel Brandon. Este homem tem todo o meu favor à sua disposição. E a sua posição na foto está bem colocado. Ele não deprimido como Edward nem fanfarrão como Willoughby. Coronel Brandon é a medida certa neste romance de Austen.
E, como eu tenho um fraco para homens de coração partido, este personagem tem toda a minha simpatia.
Seu primeiro amor foi sua amiga de infância, Eliza.
Não posso me lembrar de nenhum tempo em que eu não tenha amado Eliza.
Ele cuidou desse amor até a hora da morte dela e, adotou sua filha que foi gerada na prostituição - pois o irmão do Coronel (com quem Eliza foi obrigada a casar) abandonou a esposa. Brandon ficou sabendo desse fato dois anos depois. Como a menina era órfã e dependia exclusivamente do marido, com o abandono deste, ela não teve como se sustentar. Quando seu amado a encontrou, ela definhava doente em uma cama.
Apaixonado por Marianne desde a primeira vez que a viu, pai adotivo dedicado, honra sua palavra quando a firma, é comedido em falar, discreto, não é deprimente ou enfadonho. Coronel Brandon é o marido que toda mulher procura (rs).
É isso aí, querido leitor, minha rápida apresentação sobre os pretendentes das senhoritas Dashwood.
Omnia Vanitas.
É isso aí, querido leitor, minha rápida apresentação sobre os pretendentes das senhoritas Dashwood.
Omnia Vanitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário