19 de janeiro de 2015

A Verdade está Lá Fora



Aconteceu em Março de Dois Mil e Catorze. 

Eu estava totalmente entediada, sem vontade de ler meu querido livro - na época era Mansfield Park, da Jane Austen - quando resolvi me distrair com alguns dvd's que minha irmã número cinco deixou lá em casa (por falta de espaço no apê dela). Eu li na caixa: ARQUIVO X: nove temporadas completas.

Instantaneamente à aparição de Fox Mulder eu me apaixonei por ele. Que gracinha! Que coisa fofa dimeudeus! E foi paixão daquelas pesada, porque antes de mês terminar, eu já tinha uma tatuagem no meu tornozelo com o seguinte dizer: I WANT TO BELIEVE, acompanhada com um lindo ovni com três perninhas para simbolizar o "M" do meu amado agente federal! 

Lá pelo idos do mês de Abril daquele mesmo ano, eu descobri a "literatura" da série. São dez livretos que representam os dez episódios mais vistos da série. O primeiro é intitulado como "A Verdade Está Lá Fora" - tema da série (além de Não Acredite em Ninguém).

Depois de um tempo com a coleção na minha cesta de Livros Não Lidos, ontem, decidi começar a lê-los. Fiz da série minha leitura de domingo.

Eu demorei tanto tempo para começar porque ainda estava com os episódios "frescos" na memória. Então, como estou no final da nona temporada, resolvi começar a leitura da série. :)

Primeira coisa: é preciso saber que você está lendo uma adaptação. Muitas vezes acontece ao contrário: o livro é adaptado ao filme; mas, nesta leitura, aconteceu o contrário. 

É estranho, pelo menos para mim. O livreto tem apenas cento e nove páginas, então, é muito rápida a descrição de todo o episódio. 
Quando Dana Scully, a parceira ruiva de Mulder, entra no escritório da cidade de Washintong para ser entrevistada, rostos nos são mostrados: não há uma descrição do caráter daqueles homens que lá estão, apenas rostos que se movimentarão no decorrer da série; portanto, ou presta-se atenção ou fica-se perguntando depois de onde a "figura" apareceu.
Se fosse um livro comum, sem adaptação, eu imagino que cada um daqueles homens - importantes na trama da série, teriam um capítulo exclusivo para si descrevendo o motivo de estarem lá, como chegaram e qual é a finalidade deles nesta entrevista que impuseram à agente Scully. 
No livreto tudo é muito rápido:

"Jones a conduziu por um conjunto de grandes portas duplas, até uma sala de reuniões na qual havia uma mesa oval. Os seis homens sentados ao seu redor tinham por volta de sessenta anos, mas Scully não precisava saber seus nomes para ver que se tratava de pessoas muito importantes. O poder fluía deles de forma natural".

É como mencionei acima, para sabermos em que motim a agente federal estava se metendo (ou sendo infiltrada) seria preciso conhecer o caráter daqueles homens. Mas, supondo que somente os amantes da série teriam interesse em ler o livreto (ou deixar um gostinho na boca de aspirantes à espectadores desta obra televisiva), muitos detalhes não foram dados. 

O interessante desta leitura, é que alguns sentimentos são mais interessantes no livro, como a fúria de Dana Scully por conta do sorriso debochado de Fox Mulder - que tola! Eu adoro aquele sorriso (rs). E, uma diferença que notei, é que ela não parecia tão-tão-tão chateada quando o Mulder a convidou para uma corrida matinal pela cidade. E, pelo que me lembro, quando ele bate na porta do quarto dela, ela pergunta por quem é. A resposta dele é "Steven Spielberg". Ela ri e atende a porta. 
No livreto isso não aconteceu. 
Ah! Outra coisa que notei: na série ela encontra o escritório do Mulder e se apresenta para ele (foi ali que me apaixonei (rs)). No livreto, Jones (que estou forçando a mente para lembrar da cara) a apresentou à Mulder. E,... ele não tem tantos livros no escritório, como descrito na minha leitura de ontem - infelizmente!
Nerd é fogo! (rs).


Bom, para terminar, deixo a sinopse que consta no livreto:

"Este é o primeiro episódio da série Arquivo X, levado ao ar pela Fox, nos Estados Unidos, em setembro de 1993. Também é o primeiro contato com esta seção especial do FBI - os Arquivos X - que investiga casos estranhos e inexplicáveis, fenômenos paranormais e contatos com alienígenas. Aqui você poderá acompanhar o primeiro encontro dos dois agentes, Fox Mulder e Dana Scully, suas diferenças de opiniões, personalidades e métodos de trabalho. Perceberá também a atitude ambígua da agência governamental diante das descobertas dos dois agentes".
Ok. É isso aí, pessoal! Domingo que vem tem mais! ;)

Omnia Vanitas

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...