7 de julho de 2016

Je me rappelle..



Desde que eu decidi parar minhas aulas de francês, tomei outra decisão: não esquecer minha aulas de francês.
Foi no final do ano passado que eu tomei a decisão de parar {não por muito tempo, espero} as aulas de francês. Comentei com meu marido a decisão e ele concordou comigo. 

Eu amo muito estudar a língua francesa e, parar, não foi uma decisão fácil. Portanto, eu queria continuar em contato com a língua materna de Alexandre Dumas. 
Um pouco mais de dez anos atrás, eu conheci uma forma de aprender francês sob minha tutela: o método assimil. 
Trata-se de um livro com 140 lições de língua francesa: pronúncia, gramática e audição. Infelizmente, eu não tenho o vinil que acompanha o livro {minha edição é de 1958}. 
Por alguns meses, daqueles anos passados, eu tirava xerox deste livro; depois de aprender os capítulos fotocopiados, eu adquiria novos capítulos. 
No último mês do ano passado, resolvi comprar minha própria edição para continuar em contato com a língua francesa. E, ei-lo na foto acima! :)

E não é muito complicado aprender francês nessa didática assimil. Confira comigo {conforme a foto acima}:

- há um texto básico Aimez-vous les livres? {texto da foto}
- há a pronunciação do texto èmêvu lè livrre?
- há a tradução do texto Gosta de (amai-vos) livros?

Como eu já disse, falta o disco de vinil para completar a aula. E, na foto, não aparece o estudo de gramática e não está também o capítulo de Revisão e Notas. 

Para toda mal há a cura. Minhas audições eu faço durante a leitura da literatura que adquiri. O próprio Comte de Monte-Cristo eu tenho o livro em áudio para corrigir minha pronúncia - recado a parte, tenho medo de falar em francês rs.

A única coisa que eu sinto muito falta é de criar textos em língua francesa. Como não tenho quem corrija as redações, fico sem esse trabalho importante. 

Claro, tudo o que estou fazendo no momento não substitui minha aulas presenciais de francês; mas, pelo menos, as aulas passadas não ficam perdidas no tempo.

Omnia Vanitas.

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...