12 de janeiro de 2016

Um gole para o santo..




A querida Jane Austen, em uma carta a sua irmã Cassandra, revela que ela tinha  bebido um pouquinho de vinho a mais na noite anterior. Segue a carta: ..



Minha querida Cassandra,
Sua carta me surpreendeu esta manhã; no entanto, não tem de quê, e eu lhe devo muito. Eu acho que bebi muito vinho na noite passada em Hurstbourne; não tenho outra explicação para o tremor em minhas mãos hoje. Você, por favor, não se incomode com qualquer diferença na escrita, portanto, atribuindo-as a esse erro.
Seu desejo de falar comigo no domingo trará, talvez, uma descrição mais particular do baile do que você esperava, porque essa aqui tende a pensar muito mais nessas coisas na manhã seguinte do que quando o tempo as tenha tirado completamente da memória.
Foi uma noite agradável; Charles concordou, mas não sei a razão, a não ser a ausência da Srta. Terry, sobre quem a consciência dele o reprova de maneira a torná-lo perfeitamente indiferente, ter sido um alívio para ele. Houve somente doze danças, das quais eu dancei nove e as outras três só me faltaram por não ter um parceiro. Começamos as 22h, jantamos à 1h, e chegamos na Deane antes das cinco. Não havia mais que 50 pessoas no salão; poucas famílias do nosso lado do povoado, e não muitas do outro lado. Meus parceiros foram os dois St. Johns, Hooper, Holder e o muito prodigioso Sr. Matthew, com quem eu dancei por último e de quem eu gostei mais entre meu pequeno grupo.
Havia poucas mulheres bonitas, e as que estavam lá não eram lindas. Srta. Iremonger não estava bonita, e Sra. Blount era a única muito admirável. Ela foi exatamente da mesma maneira que foi em setembro, com a mesma cara grande, faixa cor de diamente, sapatos brancos, marido rosa e pescoço gordo. As duas Srtas. Cox estavam lá: notei em uma os restos da garota vulgar e de feições largas que dançou em Enham oito anos atrás; a outra foi refinada em uma menina bonita, ajeitada, como Catherine Bigg. Olhei para Sir Thomas Champneys e pensei na pobre Rosalie; Olhei para sua filha, e pensei nela como um animal esquisito de pescoço branco. A Srta. Warren, eu fui forçada a admitir, uma jovem muito bonita, o que eu me arrependo muito. Ela se livrou de alguns dos filhos e dançou com bastante energia, não parecendo muito grande. Seu marido é muito feio, mais feio que seu primo John; mas ele não parece muito velho. As Srtas. Maitlands são bonitinhas, meio como Anne, com pele morena, grandes olhos escuros e um nariz grande. O General estava com gota, e a Sra. Maitland com icterícia. Srta. Denary, Susan e Sally, todas de preto, mas sem estatura, fizeram uma aparição, e eu fui tão simpática com elas quanto o mau hálito delas me permitiu.
Mary disse que eu estava muito bem ontem à noite. Eu usei o vestido da minha tia e o lenço, e meu cabelo estava pelo menos arrumado, como eu queria. Vou agora parar de falar do baile, e em seguida me vestirei para o jantar.
Tivemos um dia muito agradável na segunda em Ashe, nos sentamos os 14 para jantar na sala de estudos, já que a sala de jantar não estava habitável depois que uma tempestade derrubou a lareira. A sra. Bramston falou bastante bobagem, o que os Srs. Bramston e Clerk pareceram gostar igualmente. Houve jogo de cartas e uma mesa de cassino, além de seis desconhecidos. Rice e Lucy fizeram amor, Robinson caiu no sono, James e Sra. Augusta se alternaram lendo o panfleto do Dr. Finnis sobre varíola bovina e eu presenteei todos com a minha companhia alternadamente.
Os três Digweeds vieram na terça-feira, e jogamos bilhar na venda. James Digweed deixou Hampshire hoje. Eu acho que ele está apaixonado por você, por que estava ansioso que você fosse aos bailes de Faversham, e também porque ele disse que os dois olmos teriam caído em razão de sua ausência. Não é ideia corajosa? Não tinha pensado nisso antes, mas ouso dizer que sim.
Adeus; Charles manda os melhores desejos, e Edward os piores. Se você a distinção imprópria, leia você mesmo. Ele vai escrever para você quando voltar a seu barco, e enquanto isso deseja que você me considere
Sua Irmã querida,
J.A.


Segue o link da publicação: Jane Austen está de ressaca. 

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...