12 de janeiro de 2016

Abandonado ..



Domingo, deitada na sala na companhia do meu marido, eu lia um livro de Maugham. Era uma leitura inquieta pois eu estava inquieta.

Eu não conseguia ficar presa à leitura. Lia uma página e não conseguia chegar até a outra. Tortura. Eu fechava o livro e andava para outro lado do apartamento. Olhava a chuva pela janela, olhava para as flores que cultivo na soleira de outra; voltava para a minha posição de leitura e ainda não conseguia prosseguir.

Maugham me "decepcionou". 
O encanto que encontrei neste autor é pela facilidade e beleza em explorar a alma humana. Ao ler Maquiavel e a Dama eu descobri a leitura de um romance histórico. Não tenho, em absoluto, nada contra romances históricos - Alexandre Dumas e Bernard Cornwell são minhas testemunhas, mas, Maugham!.. Eu não consegui. Quando eu pensava que a história estava me animando, eu olhava para o início da página e lia o nome do autor: Maugham. A constatação tirava o ânimo da leitura pois eu não iria encontrar os elementos que encontrei neste escritor.

Então, com uma vontade quase contrária à decisão que tomei, eu abandonei a leitura de Maquiavel e a Dama. Talvez, quando eu estiver preparada para ler um Maugham histórico, eu retome a leitura; mas, no domingo, ela encerrou na página 104.

Omnia Vanitas.

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...