Você já ouviu um ditado que diz que quando a natureza busca o que lhe pertence, ela traz consigo a fúria?
Neste episódio de Arquivo X: Quando a Noite Cai, eu percebi este ditado nas entrelinhas.
Eis a sinopse do livro:
"A exploração de madeira era uma atividade legal na grande área florestal do Estado de Washington. Mas não era tranquila. Há anos, pessoas desapareciam na mata, provavelmente vítimas da guerra não-declarada entre lenhadores e ecoterroristas. Nos últimos tempos, porém, a guerra ficou mais intensa, com golpes e armadilhas de parte a parte. E grupos inteiros de pessoas começaram a sumir no escuro da floresta..."
E isso foi um prato cheio para o agente especial (e gato) Fox Mulder levar sua fiel escudeira Dana Scully para uma investigação fora dos padrões do FBI: os arquivos-x! :)
Este foi o episódio vinte da primeira temporada da série, e foi um dos meus preferidos, também.
Além dos pontos mencionados na sinopse, outras ideias ficaram expostas: a invasão americana imigrante versus os nativos americanos; a biologia desconhecida; o ecossistema fragilizado pela invasão e menosprezo do homem em relação a natureza etc. Claro que a ideia de que um inseto (uma espécie de vaga-lume) se alimente de carne humana, ou melhor, cace humanos para seu banquete, é um pouco "ideia de Mulder", porém, não deixa de ser um alerta para o que está acontecendo (e já acontecia em 1993 quando o episódio foi ao ar) com a má exploração das diversas formas de fauna e flora do nosso planeta.
Uma ideia da Scully sobre o assunto eu achei interessante; segue:
"(...)Muitas outras espécies já desapareceram no passado: os dinossauros, as mastodontes etc. E ainda nem se sabe por quê. Mas sabemos das erupções vulcânicas que ocorreram e perturbaram a Terra inteira. Talvez tivessem causado uma praga como a que estes insetos estão causando. E agora poderíamos ser nós as vítimas".
O grande predador sempre pensa que nunca poderá ser vencido.
Scully chega a essa questão depois de uma observação de Mulder, capítulos antes; segue:
"(...)Uma erupção vulcânica. Ainda há diversos vulcões em toda esta cadeia montanhosa que vai desde Washington até o Oregon. Lembra-se da erupção do vulcão Santa Helena(*)? A montanha inteira explodiu e metade dela foi para o espaço. (...) Quando explodiu, houve uma liberação de radiação que veio das profundezas da Terra. De repente, muitas coisas estranhas começaram a aparecer. (...) Uma delas foi um tipo de ameba que encontraram num lago. Ninguém tinha visto coisa parecida. Ela seria capaz de sugar o cérebro de um homem".
Se juntarmos a ideia de Mulder com a ideia da Scully, podemos chegar a uma conclusão, pelo menos eu pensei nisso: na mesma proporção que um vulcão pode expelir "novas vidas" do seu interior, ele pode também exterminar outras tantas. No meu conceito psicodélico deste episódio, penso que os insetos canibais (por preferência carne humana) foram "exterminados" por alguma ação da natureza que os "trancou" em um tronco de árvore milenar. Porém, com a derrubada desta árvores que estavam sob a proteção ambiental, os insetos foram recolocados, levianamente, em contado com a época atual.
Se isso tudo é uma viagem do agente Mulder? Pode ser, mas, será?
Omnia Vanitas.
(*) Vulcão de Santa Helena: localizado no Estado de Washington, entrou em erupção em 18 de maio de 1988 com um grande jato de cinzas. Graças ao trabalho de aviso dos vulcanologistas, somente duas pessoas morreram (N.E.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário