20 de agosto de 2017

Sobre a vingança..


Salut, inconnu ami!!

Este mês voltei ao meu querido livro Le Comte de Monte-Cristo.
Eu não deveria ter abandonado esta leitura.. e não pretendo justificar este ato.
Segundo minha última anotação, o último dia de leitura foi XV-VII-MMXVI. Retornei em XII-VIII-MMXVII. Um longo período de ausência que cobrou seu preço.

Porém, ao retomar a leitura, eu me interessei por uma parte que considero importante (mais do que outras) para compreender o tipo de vingança que Edmond escolheu para empreender em seus adversários.

No ano de 1838, o conde de Monte-Cristo está na Itália se deliciando com o carnaval romano. E, durante esta festa, ele encontra Albert de Morcef e Franz d'Épinay - dois jovens parisienses.
Durante a socialização destes personagens, duas execuções estão marcadas para iniciar o carnaval romano. Dois condenados estão na plataforma para serem punidos, um ao enforcamento e outro à decapitação. 
No diálogo dos três personagens, o conde de Monte-Cristo explica os motivos que o invocam a assistir à estas execuções:
— Et vous avez trouvé du plaisir à assister à ces horribles spectacles ?
— Mon premier sentiment a été la répulsion, le second l’indifférence, le troisième la curiosité.
 ...e o último motivo choca seus convidados. E para explicar aos jovens seu ponto de vista, segue a justificação:
Si un homme eût fait périr, par des tortures inouïes, au milieu de tourments sans fin, votre père, votre mère, votre maîtresse, un de ces êtres enfin qui, lorsqu’on les déracine de votre cœur, y laissent un vide éternel et une plaie toujours sanglante, croiriez-vous la réparation que vous accorde la société suffisante, parce que le fer de la guillotine a passé entre la base de l’occipital et les muscles trapèzes du meurtrier, et parce que celui qui vous a fait ressentir des années de souffrances morales a éprouvé quelques secondes de douleurs physiques ?
Basta a morte para aliviar a dor daqueles que sofrem pelos entes queridos quando estes foram mortos ou torturados por homens sem piedade? Seria a morte um castigo ou apenas uma aflição momentânea para aqueles que irão sofrê-la?
O Conde deixa claro que isto é pouco para aliviar o sofrimento daqueles que permanecem e, torna-se breve comparada a dor que sofrida pelos reféns da tirania do condenado.

A vingança cega que Dantés queria aplicar aos seus algozes foi repensada quando este foi educado pelo abade Farias e coroada com o tesouro em Monte-Cristo.
Mesmo sendo razoável em suas explicação, Franz o interpela:
La haine est aveugle, la colère étourdie, et celui qui se verse la vengeance risque de boire un breuvage amer.
Mas o Conde o contesta:
Oui, s’il est pauvre et maladroit ; non, s’il est millionnaire et habile.
E Dantés possui muito dinheiro e muita inteligência! 💖   E eu ouso adicionar a esta afirmação que paciência e o autocontrole são dois "ingredientes" para que a volta de Dantés seja um sucesso.
A aplicação da vingança de Edmond é se utilizando da fraqueza daqueles quem a pena é aplicada - e ele faz isso com uma arte magistral !!

O livro segue .. e não vejo a hora de reencontrar aqueles que são o centro da sua vingança.

Omnia Vanitas. 💀

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