8 de julho de 2015

Anotações..



Eu tenho um hábito que, sempre que eu posso, não deixo de praticar. Eu adoro anotar meus pensamentos sobre trechos que leio nos meus livros. Sempre faço isso a lápis, óbvio - quem me conhece sabe que sou adepta ao uso do lápis (somente em ocasiões estritamente necessárias eu utilizo uma caneta).
E minhas anotações, às vezes, não passam de um simples "hahaha" para me lembrar que a citação provocou risos durante a leitura. Mania de leitora.

E aqui estou eu, relendo meu livro Mansfield Park encontrei algumas anotações que achei interessante. E, até onde anotei, fazem parte da segunda leitura desta obra, 2014.

Deixo aqui algumas.

No trecho em que o tio de Fanny, Sir Thomas Bertram, a procura para dizer que Henry Crawford a pediu em casamento, eu anotei o seguinte:

"Quando um homem precisa de mais de duas pessoas para obter o consentimento de um pedido de casamento, ele deveria, por bom senso, considerar negado seu pedido à dama".

 Ainda na mesma cena, no momento que Sir Thomas descobre que a lareira do quarto da sobrinha não é acessa, mesmo nos dias mais frios, há a seguinte anotação:

"Toda a preocupação sobre o bem estar de Fanny não foram estendidos com a mesma importância sobre a sua opinião sobre Mr. Crawford. Sir Thomas, apesar da sua preocupação sobre a lareira e a saúde de Fanny, permanece ignorando no que diz respeito à sua pessoa. O que ela pensa (opinião) é ignorado. Ele é tão rude e descortês quanto qualquer um na casa, incluindo Edmund, que, provavelmente, sabia da lareira e permitia a situação. Um objeto".

Quando Sir Thomas voltou de viagem, encontrou sua filha, Maria, noiva do senhor Rushworth. Logo após conhecer melhor o futuro genro, o proprietário de Mansfiel Park questiona a filha sobre sua vontade de casar com o noivo. A afirmação de Maria o convence e ele nada mais tem a dizer.
Eis a anotação que fiz sobre o que aconteceu quando Mr. Crawford veio pedir a sobrinha de Sir Thomas em casamento:

"A diferença entre a conversa entre Maria e Sir Thomas. Com Maria houve "preocupação". Com Fanny, somente uma comunicação sobre os sentimentos de Mr. Crawford - "suspeitando" que a sobrinha havia recebido bem o cavalheiro".

E, quem leu a cena que segue, sabe que Sir Thomas tratou a sobrinha como alguém que nem merecia a atenção de um cavalheiro tão bem intencionado como o "querido" Henry Crawford. Quem não conhece a peça, compra.

Então, é isso! Algumas anotações eu considero imaturas (por não terem um discernimento claro da situação). Outras eu considero toleráveis, como as que citei.

Omnia Vanitas.


Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...