16 de janeiro de 2020

Leitura um..



Primeiro livro lido deste novo ano!

Inicialmente, eu preciso dizer que este livro é um presente de amigo secreto da minha sobrinha-neta número três. Foi a primeira vez que uma delas me sorteou nesta brincadeira. E, o mais bacana disso foi que o sorteio precisou ser feito uma segunda vez - e, assim como na primeira - ela me sorteou, também, na segunda. Achei maravilhoso.
Dito isso, "ela" (a mãe, na verdade) me deu um vale-presente em uma livraria e uma deliciosa barra de chocolate. O chocolate não está mais entre nós; então, eu decidi que o livro escolhido deveria ser especial: tanto para mim como para minha sobrinha-neta. E não foi muito difícil escolher, visto que eu já estava com este título na minha listinha de compras. 

Então, esta é a história de como este livro chegou até mim. 

Agora, deixe-me contar sobre a leitura.

Foi minha primeira leitura de um livro do Lewis Carroll, mas eu já sabia do básico sobre ele (que existiu uma Alice) e conhecia algumas frases de efeito. É incrível como uma frase solta se torna íntima depois que a leitura completa da obra é feita. A pessoa deixa de ser uma pessoa comum e se torna um leitor-amigo-da-obra.

E eu gostei de tudo o que li. Desde o mais louco encontro, da citação mais marcante, da personagem não conhecida; tudo agradou-me. 

Eu estava dentro de um sonho muito estranho e precisa "vivê-lo" para seguir a sua ordem, ou poderia achar que tudo não passava de uma grande loucura.

Como eu disse anteriormente, este livro estava na minha lista de compras faz algum tempo, esperando pelo momento de acontecer. Eu já assisti alguns filmes e séries que mencionam estas duas obras de Carroll, mas, também, repito: nada melhor do ler para saber o que é realmente Alice. 
Assisti aos dois filmes do Tim Burton e agora eu já os detesto. 

Porém, cometi um pequeno deslise que tirou meu deleite na leitura. Em um vídeo que assisti em uma plataforma da internet, de um programa chamado Literatura Fundamental, eu descobri - ou só ativei uma informação que estava no fundo da mente - sobre o fato de Lewis Carroll ter  uma paixão de cunho duvidoso por crianças.  Eu não diminuí a obra, mas deixou meu coração triste com esta referência a uma possível pedofilia. 

Foi assim que decidi que ao terminar de ler Alice (no País das Maravilhas + Através do Espelho) eu leria Lolita do Vladimir Nabokov. Assim o fiz.


Omnia Vanitas 💀




Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...