Segundo livro deste ano. Sensacional!
Este exemplar eu encontrei perdido na casa da minha mãe. À priori, eu o descartaria porque sua capa estava prestes a cair e percebi outras avarias. Como me dói muito descartar um livro, eu o trouxe comigo para casa e adotei-o definitivamente. É meu, mesmo que outros exemplares surjam, este livro é meu.
Como eu já mencionei na primeira leitura, a suspeita de Carroll ser um pedófilo e, Nabokov expressara-se desta forma a respeito do autor de Alice no País das Maravilhas:
“I always call him Lewis Carroll Carroll, because he was the first Humbert Humbert.” — V.N.E, não deixando passar ao largo, Nabokov cita de maneira velada o país das maravilhas de Carroll (Carroll).
Mas, além de Carroll, o autor de Lolita cita um fato que aconteceu em l948: o sequestro de Sally Horner, de apenas onze anos de idade, pelo pedófilo de cinquenta anos Frank Lasalle.
Será que eu havia feito a Lolita o mesmo que Frank Lasalle (...)?
Lolita é um ótimo livro. Duro de ler - pelo menos para mim.
Desde o prólogo o livro surpreende e, para os desavisados ou com compreensão equivocada sobre a obra, desde o princípio é apresentado como uma ação sexual contra uma criança. Portanto leitor, não entenda de outro modo. É isso.
A obra de Nabokov é fantástica ao tratar a pedofilia. Ela é apresentada na visão de um homem adulto que ao encontrar a filha de sua senhoria, apaixona-se imediatamente por aquela criança. Primeiramente, por esta criança lembrar seu primeiro. Em segundo lugar sua fantasia por Lolita sobrepõe a finada Annabelle e torna-se sua obsessão.
Humbert Humbert, como se denomina o escritor desta narrativa, é um homem erudito e literato e, todo a sua personalidade cátedra é vista neste seu relato sobre a sua história com Lolita. Em momento algum o leitor se deparará com palavrões, descrições grotescas de alguma situação. Humbert Humbert mostra, apesar de sua personalidade podre, um ótimo domínio sobre a escrita que não traz ao leitor nada que irá chocá-lo demasiadamente - visto que a pedofilia em si já enoja.
Dolores Haze - Lolita - é uma criança. Durante a leitura da obra, o leitor não pode esquecer disso. Quando Humbert Humbert tem relações sexuais com ela, Lolita em tem doze anos. Quando ele a acaricia, ela tem doze anos. A personagem de Nabokov não tem absolutamente nada a ver com os filmes de 1962 e 1997. Em ambos, as atrizes são mulheres acima de dezoito anos com esteriótipos sexualizados para trazer uma imagem erótica: Lolita tem doze anos, um metro e quarenta e cinco de altura. Ela é uma infante.
Por hoje é só ! Tentarei ser mais pontual com cada publicação. Ou não.
Omnia Vanitas 💀
Nenhum comentário:
Postar um comentário