Olá, leitor anônimo!
Ontem, eu terminei mais uma leitura. Já fazia algum tempo que eu precisava colocar meu francês em andamento. E, por pura negligência, fiquei dois meses sem uma leitura substancial da língua - o que atrasa todo meu processo de aprendizagem do idioma. Mais..voilà! Comecei a leitura do livro de Sempé e Goscinny Joachim a des ennuis: une aventure du petit Nicolas ! Foi a primeira leitura deste volume. E, ao procurar algo sobre o livro na internet, descobri que este não é mais o título original; ao encontrar um coffret com sete livros contendo catorze aventuras do pequeno Nicolau { C'est chouette!! ... malheureusement, le coffret n'est pas publié là! 😭 } neste coffret o livro "Joachim a .." foi substituído por "Le Petit Nicolas a des ennuis" - e o primeiro capítulo continua sendo o primeiro título do livro.
Realmente, quando eu comprei esse livro, imaginei que seriam histórias sobre o Joachim - com algumas participações do Nicolas. Porém, o contrário é o correto. Joachim aparece tanto quanto os outros amigos de Nicolas.
Neste enredo o problema começa com Joachim ganhando um irmão. Todos se assustam com a vinda de um novo membro na família do amigo, e entendem quais serão os sacrifícios que o pobre Joachim deverá fazer por causa do irmãozinho.
Depois deste primeiro susto, as aventuras são fora deste foco - e tão divertidas quanto a primeira!
Quando aluguei o primeiro livro sobre este personagem (La Rentrée du Petit Nicolas), a bibliotecária me avisou que os outros livros não eram tão engraçados quanto este. Anônimo leitor, ela esta enganada. Li apenas dois livros depois do primeiro, e ambos me deixaram tão satisfeita quanto a primeira leitura! Nicolas e seus amigos são muito divertidos e cheios de manha. Impossível não se divertir com essa turma.
Há edições traduzidas para o português, e eu recomendo à você, leitor. É uma leitura bem descontraída que leve quem o lê às lembranças das brincadeiras da infância e as traquinagens. Dê-se o prazer de conhecer le petit Nicolas..
Nenhum comentário:
Postar um comentário