15 de julho de 2017

Décima sétima leitura.. {parte um}


Primeira leitura: outubro/2003
Segunda leitura: 16/08/2011 - 28/08/2011
Terceira leitura: 30/06/2017 - 15/07/2017

Olá, amigo leitor!!

Terminei, hoje, a primeira parte da leitura de O Senhor dos Anéis, do professor John Ronald Reuel Tolkien. Eu vou computar como uma leitura, apesar de a obra conter três livros; pois o professor tinha a intenção de publicar apenas um livro e não três - mas a editora não concordou com a ideia e separou o em três livros e, dos três, Tolkien concordou apenas com o título do primeiro. 

Por ser uma leitura longa e muito detalhada, decidi fazer uma publicação para cada livro.

A Sociedade do Anel, primeiro tomo, dois livros.

O livro (completo) foi uma encomenda feita pela editora depois do sucesso de O Hobbit, e foi terminado depois de doze anos de produção. Por ser um obra de grande volume (mais de mil páginas), a editora, por uma questão de logística para a época, precisou separar o livro em partes; o que deixou o autor não muito satisfeito, mas assim foi feito.

O primeiro tomo de SdA contém dois livros: 

- o primeiro começa com a festa de aniversário de Bilbo Baggins (protagonista de O Hobbit) até a fuga de Frodo, Sam, Merry, Pippin e Passolargo dos Cavaleiros Negros.

- o segundo relata a chegada em Valfenda (Rivendel) até a rompimento da comitiva do Anel (formada em Valfenda).

Segundo a revista The Sunday Times, "o mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram".  Eu enfatizo a palavra "ainda" - e incluo nesta lista aqueles que assistiram aos filmes de Peter Jackson; c'est la vie

Sou apaixonada pela obra do professor por ter a conhecido através primeiro filme e, antes de lançar As Duas Torres, eu já estava familiarizada* com o livro e colocando defeito em tudo. #soudessas.

Eu não pretendo entrar na disputa interminável sobre as diferenças que existem entre estas duas obras; amo os livros e não assisto mais aos filmes em respeito ao trabalho do professor - e conheço pessoas que não conseguem iniciar a leitura por achá-la enfadonha. Gosto não se discute. 

Esta obra, completa, tem muitos pontos que poderiam, por si, compor ótimas publicações; mas não pretendo enveredar por este caminho, logo, escolhi um personagem que chamou minha atenção desde a primeira leitura.

Se você, assim como eu, iniciou seu vida tolkieniana através do filme, percebeu, durante a leitura, um personagem, no mínimo, estranho inserido na trama - e sem concluir quem é e porque está na trama: Tom Bombadill.
Ei boneca! Feliz neneca!
Dingue-dongue dilo!
Dingue-clongue! Não delongue!
Largue logo aquilo! Tom Bom, jovial
Tom, Tom Bombadillo
Este personagem é inserido no enredo quando os hobbits (Merry, Pippin, Sam e Frodo) estão atravessando a Floresta Velha e um deles é atacado pelo Salgueiro-Homem.

{Eu não quero entrar neste mérito das árvores da Floresta Velha e Fangorn (As Duas Torres) para não citar a gama simbólica que Tolkien usou para criar sua fantasia - seria uma publicação longa e meu material é escasso}.

Quem é Tom Bombadil? - esta é a pergunta que Frodo fez a Fruta D'ouro - que mora com Tom.
Ele é o Senhor da Floresta, das águas e das colinas.
E a pergunta é repetida àquele a quem se refere, e a resposta foi uma pergunta muito filosófica, que eu tenho registrado na memória desde a primeira leitura:

(...) Diga-me, quem é você, sozinho e sem nome?
E a continuação da resposta é a seguinte:
Tom Bombadill já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore. Fez trilhas antes das pessoas grandes, e viu o povo pequeno chegando. Já estava aqui antes dos Reis e dos túmulos e das Criaturas Tumulares. Quando os elfos passaram para o oeste, Tom já estava, antes de os mares serem encurvados. Conheceu o escuro sob as estrelas quando não havia medo - antes de o Senhor do Escuro chegar de Fora.
E, sim..ele fala de si na terceira pessoa do singular.

Segundo os personagens desta parte da obra, Elrond comenta:
Viajei por aquelas terras uma vez, e conheci muitas coisas estranhas e selvagens. Mas tinha me esquecido de Bombadil, se é que esse é o mesmo que caminhava nas florestas e colinas há muito tempo, e mesmo naquela época ele era mais velho que os velhos. Nesse tempo, tinha outro nome. Chamavam-no de Iarwain Ben-adar, o mais antigo e sem pai. Mas outros nomes lhe foram dados por vários povos: Forn pelos anões, Orald pelos homens do Norte, e outros nomes além desses. (...) É melhor dizer que o Anel não tem poder sobre ele. Ele é seu próprio senhor.
Sobre esta última afirmação de Elrond, pode-se ler o que acontece quando Tom Bombadill utiliza o Um na presença dos hobbits, no primeiro livro:
- Mostre-me o precioso Anel! - disse ele {Tom Bombadill} de repente, em meio à história: e Frodo, para a própria surpresa, puxou a corrente do bolso, e soltando dela o Anel, entregou-o imediatamente a Tom.O Anel pareceu crescer por um momento naquela grande mão morena. Então, de repente, Tom ergueu-o na altura dos olhos e riu. Por um segundo os hobbits tiveram uma visão, cômica e alarmante, de seu olho azul brilhando através do círculo de ouro. Depois Tom colocou o Anel na ponta de seu dedo mínimo, levando-o para perto da luz da vela. Por um momento, os hobbits não perceberam nada de estranho a respeito disso. Então ficaram pasmos. Nenhum sinal de Tom desaparecer.Tom riu de novo, e jogou o Anel para os ares - e ele sumiu num clarão.
"Ele é seu próprio senhor". É muito interessante esta colocação, pois o enigma sobre quem é Tom Bombadill não chega a ter muitas explicações. Se Gandalf, o cinzento, foi um Ainu que veio para Eä e tornou-se um Vala - e ele ainda sofre com o poder do Um sobre si; então, quem é Tom Bombadill que é imune ao poder da joia de Mordor?

E, a conclusão de Glorfindel, no Conselho de Elrond:
Acho que, no fim, se todo o resto for conquistado, Bombadil sucumbirá, vindo a ser o último, da mesma forma como foi o Primeiro; e então a Noite virá.
Essa é a pontuação que fiz sobre o personagem de Tom Bombadill durante esta terceira leitura. Sei que ela é curta e sem conclusão.. Quem sabe com a chegada de meu novo livro (aguardem) eu possa compreender melhor este personagem (e fazer uma adendo sobre)?

Omnia Vanitas.


*louca de pedra


Um comentário:

Adelita Olbrisch do Cabo Ferreira disse...

Veja esta video sobre quem é Tom Bombadil!!

https://www.youtube.com/watch?v=0q1A_ZVYcWQ

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...