12 de fevereiro de 2017

Culinária baleeira ..



Olá, faminto leitor!

Neste processo de terminar Moby Dick até amanhã (dedos cruzados), muitas foram as passagens que tive vontade de parar para escrever sobre; porém, para não me distrair do foco, eu as deixei passar ao largo deste blog.

Já que estou na reta final, deixo aqui uma das passagens que chamam minha atenção durante minhas leituras: a culinária de determinados personagens.

Stubb é o segundo imediato do navio baleeiro Pequod, comandado pelo monomaníaco Acabe.  E, a receita que vou apresentar pertence a este caçador náutico.

A primeira cachalote é caçada e captura. Presa ao lado do navio (onde passou a noite cercada de tubarões a lhe mordiscar) Stubb manda seu cozinheiro tirar um pedaço de bife do animal pois, à meia noite, a fome de um naco de baleia lhe tira o sono.

Entre protestos de como o cozinheiro é mau na profissão escolhida por este, Stubb dá conselhos de como um bife de baleia deve ser preparado.


“Pois bem, cozinheiro, perceba que esses bifes de baleia estão tão ruins que tenho que tirá-los da minha frente o mais rápido possível; você percebe isso, não? Pois bem, no futuro, se você fizer outro bife de baleia para a minha mesa particular aqui, o cabrestante, vou lhe dizer o que fazer para não estragá-lo cozinhando-o por muito tempo. Segure o bife com uma mão e mostre-lhe uma brasa com a outra; isto feito, sirva-o, escutou? Amanhã, cozinheiro, quando cortarmos o peixe, não deixe de estar por perto, para pegar as pontas das barbatanas; coloque-as em conserva. Quanto às pontas da cauda, coloque-as em salmoura, cozinheiro. Pronto, agora pode ir.”
Mas, mal Fleece tinha dado três passos, foi novamente chamado.
“Cozinheiro, quero costeletas para a ceia amanhã à noite na minha vigília. Escutou? E agora vá – Ei! Pare! Faça uma reverência antes de partir – Pare outra vez! Os testículos da baleia para o café da manhã – não se esqueça.”

Bom apetite, leitor!

Omnia Vanitas.

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...