17 de fevereiro de 2016

Stephen e sua visão sobre Deus ..

Stephen King


Stephen King me impressiona com a sua visão literária sobre Deus.
Quando eu li Desespero, eu simplesmente achei fantástico o olhar que ele lançou sobre a fé cristã e suas motivações. Eu já escrevi sobre esse livro, mas ficou mau escrito e eu não quis recuperar. Se tiver vontade lê-lo, clique aqui. Continuando ..

Lendo A Dança da Morte, eu não pude deixar para  o final do livro o que quero escrever agora (sobre esse tema isolado).

Há dois personagens que separam os sobreviventes do Capitão Viajante: Abagail Freemantle e Randal Flagg .Abby, como a chamam, representa o labo branco da força; logo, o senhor Flagg é o lado negro desta.

Durante um devaneio, Abby começa a meditar sobre tudo o que está acontecendo ao seu redor: os pequenos grupos estão chegando com mais agregados, formando assim uma pequena comuna viajante até chegarem onde Abby, que decisões devem ser tomadas (por ela?), o que Deus pretende fazer etc.. e é nesse ponto que eu acho Stephen King fantástico. Gostaria de deixar toda a narrativa aqui, mas seria enfadonho parra alguns e talvez o foco ficasse disperso; então, deixe-me escrever somente alguns trechos, preguiçoso leitor.

Deus trabalhava com discrição, utilizando meios que fossem do Seu agrado. Agradara-Lhe deixar que os Filhos de Israel suassem e se vergassem ao peso do jugo egípcio durante gerações. Agradara-Lhe enviar José para a escravidão, seu belo capote multicolorido rasgado rudemente de suas costas. Agradara-Lhe permitir que Jó recebesse a visita de cem pragas, como fora do Seu agrado permitir que Seu único Filho fosse pendurado a uma cruz com uma piada de mau gosto escrita sobre Sua cabeça. 
Deus era um jogador — se tivesse sido um mortal, estaria à vontade debruçado sobre um tabuleiro de xadrez do alpendre do armazém de Pop Mann, lá em Hemingford Home. Ele tanto jogava com peças vermelhas ou pretas, pretas ou brancas. Abby refletiu que, para Ele, o jogo mais do que justificava o esforço, o jogo era o próprio esforço. Ele prevaleceria quando julgasse chegado o momento certo. Só que não necessariamente neste ano ou nos próximos mil anos... e ela não iria superestimar a habilidade e a astúcia do homem escuro. Se ele era gás néon, então ela era a diminuta partícula de poeira negra que uma pesada nuvem de chuva forma sobre a terra ressequida. Apenas outro soldado raso — e há muito passado da idade de ser reformado, era verdade! — a serviço do Senhor.
— Seja feita a Vossa vontade! — disse ela e enfiou a mão no bolso do avental e tirou um pacote de amendoim.
 Boa, Stepã!

Então, querido leitor, precisamos ver que Deus age como e quando quer. Até o silêncio de Deus é ação!  E, quando dizemos que Deus é assim ou assado, precisamos entender que:

I - Nunca saberemos como Deus é em sua plenitude
II - Precisamos aprender a conversar sobre Deus, sabendo que ele utiliza cada expressão de fé como manifestação - quer você goste ou não.

Outra coisa que me deixa encantada nesta leitura é o seguinte: Abby está tranquila quando não consegue compreender tudo porque ela sabe que Deus está no controle e, se ela só sabe o que lhe cabe é porque ..leia isso:

Não fazia ideia do que poderia ser; não seria da vontade de Deus que visse isso, de maneira que o assunto não devia ser importante ao plano Dele para aquela comunidade.

Então eu lhe escrevo, sábio leitor: não fique esperneando sobre as coisas pois como diz o pregador (filho do rei Davi) tudo é vaidade de correr atrás do vento (omina vanitas..). Não se contente em saber pouco, não perca o ânimo e fé; apenas saiba que nunca saberás de tudo...e por algum motivo.



Omnia Vanitas.




Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...