23 de novembro de 2018

O outro Holmes


Olá, desconhecido leitor!

Estou lendo "As Memórias de Sherlock Holmes" e, nesta manhã, eu tive o prazer de encontrar um outro Holmes - tão excepcional quanto seu irmão mais novo.

O conto se chama O Intérprete Grego. 

Enquanto conversava com Watson, Sherlock comenta que seu irmão possui a capacidade de observação que o moradora da Baker Street; porém, em nível superior.   A declaração deixa Watson pasmado pois ele não tinha a vaga ideia de que Sherlock pudesse ter algum parente tão próximo quanto um irmão. E não bastasse isso, este irmão mais velho apresenta um grau superior ao de seu amigo. 

O diálogo dos Holmes me divertiu muitíssimo (lembre-se que o narrador é Watson):

Sentaram-se ambos no peitoril da janela do clube.
— Este é o lugar ideal para quem quiser estudar a humanidade — disse Mycroft. — Olhe para aqueles tipos magníficos! Olhe, por exemplo, para aqueles dois homens que vêm em nossa direção.
— O jogador de bilhar e o outro?
Pararam os dois em frente da janela. Algumas marcas de giz no bolso do colete eram os únicos sinais de bilhar que se podia ver num deles. O outro era um indivíduo trigueiro, muito baixo, com o chapéu puxado para trás e diversos pacotes debaixo do braço.
— Vejo que é um antigo militar — disse Sherlock.
— E que teve baixa há pouco tempo — observou o irmão.
— Serviu na Índia.
— E é um oficial não comissionado.
— Da artilharia real, suponho — disse Sherlock.
— É viúvo.
— Mas com um filho.
— Filhos, meu caro, filhos.
— Convenhamos — disse eu sorrindo —,isto é um pouco demais. 
Eu sou muito o Watson!! (risos).
Eu já sou fã de Sherlock, mas encontrar alguém com algo tão incomum quanto ele é um prazer inenarrável a um leitor apaixonado como eu. 

Omnia Vanitas

21 de novembro de 2018

Alucinada..



Olá, leitor anônimo!

Depois de terminar de ler Os Maias (leitura sensacional! Eça de Queirós), eu me diverti com Le Petit Nicolas (Sempé/Goscinny) e.. na dúvida em começar a ler a saga de Guerra dos Tronos (G.R.R. Martin), eu comecei a ler As Aventuras de Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle).

Eu já conhecia e li algumas histórias do personagem Sherlock Holmes; e, algumas estão aqui, inclusive: Um Estudo em Vermelho e O Signo dos Quatro e contos avulsos como O Ritual Musgrave, A Liga dos Cabeça Vermelha etc. Em todas as leituras que fiz, não lembro de estar tão animada com as histórias do detetive particular. Domingo de manhã (18nov) eu terminei a leitura de "As Aventuras de Sherlock Holmes" e, imediatamente, levantei da cama, fui até o escritório e tirei da estante "As Memórias de Sherlock Holmes" para deixar na minha cabeceira - e, antes de dormir, li o primeiro conto. Estou tão alucinada que já fico olhando para "O Cão dos Baskerville" com água na boca!! 
Isso me faz lembrar de uma frase da carta que o Capitão Wentworth escreveu: "Só por você penso e faço planos". Explico: no último feriado, ao acordar, percebi que meu marido estava saindo da cama; permaneci quieta e, assim que "ouvi" ele acomodado na sala, peguei o livro e comecei a devorar a leitura. Domingo foi a mesma coisa. Segunda-feira eu enfrentei uma fila de meia hora para embarcar no ônibus só para ter mais tempo para ler. Ontem, ele disse: eu busco você - me espera aí. Perfeito! Mais tempo disponível para ler. Loucura! Acho que Holmes é a minha cocaína (rs).  E, para minha felicidade, ontem eu fechei a coleção da Zahar (edição de luxo) ao comprar "A Volta de Sherlock Holmes". 

Estou lembrando agora que quando minha mãe leu "Um Estudo em Vermelho" ela devorou em seguida "O Signo dos Quatro" e as "As Aventuras de Sherlock Holmes". Ainda estão na casa dela "As Histórias de Sherlcok Holmes" e "O Último Adeus de Sherlock Holmes". 

É isso, leitor! Cada qual com sua loucura! 

2 de novembro de 2018

Leitura ..??..




Eu tenho problemas com anotações !! 

No início deste ano - parece que foi muito tempo atrás! - eu colei esse papel na borda da minha escrivaninha para anotar as leituras que faria durante o ano. Doce ilusão. Anotei, com esmero, as dez primeiras e depois... o caos se instalou!!

Eu não sou boa em anotar - apesar de gostar de organização, principalmente quando se trata da leitura que faço. Veja o que aconteceu, meticuloso leitor:

Até a leitura dez (se esta for leitura dez) eu tinha aqui no blog postada. Porém, eu não anotei essa leitura na minha lista física. Se você olhar na minha anotação (foto acima), há um pequeno e tímido numeral dez anotado nesta leitura fora de ordem "O Clube de Leitura de Jane Austen". 
Sabendo que a vida nunca acontece da forma que planejamos, com o tempo este episódio foi esquecido e eu segui uma numeração que achei correta. Então, a postagem número dezoito, é na verdade, a número dezenove.
Mas, antes de terminar, eu preciso explicar um fenômeno: minha mente não excluiu a leitura de "Papéis Avulsos" como a leitura doze.  O ser humano é fantástico ! 

Para futuras constatações sobre este bilhete de leitura: não estou lendo "Um Sol para Todos" do Érico Veríssimo. Eu comecei a ler, e logo no prefácio eu descobri que alguns personagens são advindos de outras obras do Veríssimo e, eu não gostaria de conhecê-los fora "de suas origens". Eu tentei ler os primeiros capítulos, mas toda vez que estes personagens apareciam eu ficava ansiosa para saber como eram antes da narrativa de Um Sol.. Então, abandonei a leitura. Eu gostei da trama, mas não consegui continuá-la visto que deixei para trás outras histórias tão significativas quanto a atual. Eu gosto de leituras com interseções (as chamadas crossover) mas quando ambas são conhecidas por mim - tudo faz mais sentido quando o quadro da trama está bem coberto.

Ainda antes no fim, se você, perspicaz leitor, percebeu os "A"s neste bilhetinho, trata-se dos livros que abandonei a leitura. Eu não gosto de praticar "o abandono", mas a vida é muito curta para ler algo que não lhe agrada (por falta substancial de conhecimento "As Montanhas da Loucura" ou por ausência de afinidade "UFO contos não identificados").

Sento somente o que tenho a declarar sobre o assunto,

Despeço-me!

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...