9 de julho de 2014
Paixão Nacional
Deixem-me contar algo sobre o Brasil. Brasileiro é fanático por futebol, apaixonado por mulher e louco por cerveja. Quando uma dessas coisas vai mal, ele se manifesta. Deixemos a mulher e a cerveja de lado, e deixe-me falar sobre o futebol.
Futebol é uma religião por aqui. E essa religião possui fanáticos. Fanatismo é uma fé cega e burra. Fanático quer ganhar, seja com gol contra ou pênalti ilegal! GANHAR!
Portanto, o jogo de ontem contra a Alemanha, foi um balde de água fria sobre essa paixão louca que é a Copa do Mundo.
É a única coisa boa que temos por aqui. Nossa política é uma piada: saúde precária, educação ridícula, e o saneamento básico tem esgoto à céu aberto. Policial ganha mal, alguns se corrompem e o tráfico de drogas anda as mil maravilhas com pessoas morrendo a todo o momento. Mas fanático não quer saber de nada disso; fanático quer torcer, quer gritar "GOOOL", quer cantar o hino nacional (que eu acho lindo) porque acha que a Seleção Brasileira de Futebol é sua Nação.
Eu sou contra essa Copa ter acontecido aqui. Não somos um país organizado, e mostramos isso com os estádios sendo entregues dois dias antes da abertura deste mundial.Somos um país pobre, Terceiro Mundo em decadência. Somos o pobre que se acha rico porque tem um celular na mão.
Você pode achar meu discurso amargo, mas me diga quais são as alegrias que esta nação tem, além do futebol. Que méritos temos lá fora? Oh! Não temos furacão, terremotos blá blá blá, somos um "povo alegre". Mas meu país tem enchente a quase um mês e um Estado quase inteiro está vivendo em Ginásios.
Mas, voltando ao futebol.
Não peça para o fanático ser racional - fanatismo está longe de ser uma ciência com razão. Vocês devem ter visto quantas frases de menosprezo foram escritas nas redes sociais. Vocês ouviram a torcida vaiar sua "Nação" e seu compatriota futebolístico. Fanático não tem respeito por ninguém, manda "tomar no cú" porque está na "razão". Humilha o time que representa seu país como um tirano.
Tem brasileiro que está de coração partido. Tem brasileiro que não está nem aí. Isso é futebol. Isso é Brasil.
Por favor, não pense que com este discurso eu odeio o meu país. Eu o amo! Quero morrer nesta pátria que nasci. Mas eu não posso me calar perante seus erros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O caso do cachorro ..
Olá, esquecido leitor ! Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...
-
Ontem à noite eu iniciei minha leitura inédita de O Signo dos Quatro , de sir Arthur Conan Doyle. E, logo na primeira página eu li al...
-
Eu não entendo nada sobre carros. Sou um zero à esquerda. E estou falando de um modo geral: seja uma marca ou sua mecânica; nada! Mas est...
Nenhum comentário:
Postar um comentário