22 de setembro de 2012

Vela Caseira..


Hoje foi dia de arte na cozinha! Fiz esta linda vela com alguns materiais que eu já tinha em casa. Por isso, ela foi batizada de "Vela Sustentável".

Abaixo, a lista dos materiais que encontrei:

- velas pequenas de aniversário (40 unidades usadas);
- dois vasinhos de cerâmica pintados previamente;
- duas panelas velhas que minha mãe colocou na "gaveta do esquecimento";
- duas forminhas de pão de queijo;
- vaselina com óleo;
- parafina em flocos;

A confecção começou com uma das panelas com água e a outra vazia dentro daquela cheia. Depois, fui quebrando em pedacinhos as velas de aniversário e jogando dentro da panela vazia. Retirei o pavio antes de colocar na panela. Porém, o barbante pode ser retirado depois, sem crise.

Depois de quebrar as velas, deixei-as derreter em banho maria. Os pavios que ficaram eu retirei com um pedaço de bambu - porém, pode ser usado uma colher de pau.

Quando as velas derreteram, adicionei um pouco da parafina em flocos para dar uma liga, afinal, sangue novo é bom. A quantidade foi uma colher rasa - lembrando que são as 40 velinhas de aniversário.
Eu tinha dois vasinhos de cerâmicas (já pintados) em casa. Fiz um furo com um prego pequeno no fundo, para poder passar o pavio que retirei das velinhas.
O vasinho é maior que o pavio, por isso, fiz um nozinho para unir duas unidades do barbante. Fiz outro nó na ponta de um dos pavios para ficar no fundo do vasinho. Vi, em alguns sites, que somente uma fita adesiva no fundo do vaso é suficiente para prender o pavio. Não para mim, pois a cera vazou toda pelo furo e perdi cera - bom, perdi não porque coloquei de volta na panela depois de previamente seca; porém, houve uma meleca para limpar. Então, meu conselho é fazer um nozinho que tampe o furo; e o estrago não será tão grande.
E como fazer o danado do pavio ficar em pé quando a cera for despejada??
Que loucura! Eu pirei para achar uma solução. Fiz da seguinte forma:
como o pavio era comprido em relação ao vaso (depois que eu emendei uma unidade à outra), eu encostei o danado do barbante no canto do vasinho até que formou uma camada seca na parte de cima do vaso. Então, coloquei o pavio no centro do vaso e dei duas ou três sopradinhas e PUZT!, ficou centralizado e lindo; e, deixei secar sozinho.

As forminhas de pão de queijo eu usei para deixar no fundo do vaso, pois, querendo ou não, um pouco de cera sempre passa pelo furo do barbante.

Depois de um tempo, a cera assenta e será preciso adicionar mais um pouco de cera líquida para deixar plana a vela. Repete-se o problema do barbante.

E fim! Minhas duas velas sustentáveis ficaram prontas!

Omnia vanitas!

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...