Olá, indeciso leitor !
Você também, ao escolher um livro, tem critérios (duvidosos, à vezes) para escolher um exemplar para chamar seu?
Leitor, eu tenho algumas manias antes de adquirir uma nova obra para minha biblioteca:
- de preferência, que seja papel tipo pólen (meus olhos irritam com papel branco 👼)
- que seja usado, se possível
- capa dura
- a letra não pode ser muito pequena porque eu pretendo viver até os 92 anos e ler até o último minuto!
- apesar de eu ter começado a ler Crônicas Saxônicas (estou terminando o livro seis), eu não tenho mais interesse em adquirir trilogias e sagas
Mas toda regra tem exceções: a minha está representada na imagem de capa.
Estou cadastrando livros para o sebo e, ao precisar descartar um livro e repor outro em seu lugar, encontrei um livro do Émile Zola (de quem nunca li nada) na caixa: Germinal. O livro é o de capa mole.
Folheie a brochura e fiquei tentada a ficar com o exemplar mas daí... Encontrei mais dois livros da obra Germinal disponíveis na loja. Fiquei em dúvida. Eu não consigo nortear minha escolha mesmo usando as regras que "criei".
A vida não é fácil, Janjão!
Deixe-me descrever um pouco sobre esta obra de Zola:
O protagonista é um homem (Lantier) que trabalha em minas de extração de carvão e a vida não lhe é agradável; porém, um moça chamada Catarina - também trabalhadora na mina, é um refresco para sua vida laboriosa. Germinal destaca a classe mineira e a formação dos sindicatos e as greves como modo de exigir que o trabalho seja melhor amparado. O autor retrata a fome, miséria e a decadência humana perante a sociedade de sua época.
Um curiosidade é que Émile Zola conviveu com trabalhadores de minas de carvão durante dois meses para adquirir conhecimento sobre a vida dos operários.
Um dos motivos para eu querer ler este livro é a questão da greve. No livro Norte e Sul (1854), de Elizabeth Gaskell, em meio ao romance de Mr. Thornton (💗💗💗) e Margaret, a questão de salários reduzidos e a opressão sobre a classe operária em fábricas de tecido é o painel social que vive o casal #JhoMag As questões levantadas em uma pós Revolução Industrial são muito interessantes e eu já escrevi sobre isso.
Então é isso, leitor ... não sei qual exemplar levar para casa ! A vida é dura, Janjão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário