18 de junho de 2017

Décima Quinta leitura..

Praia da Ferrugem/ Santa Catarina

Saudações, mellon! 

Fim de mais uma leitura! E quê leitura!! 
Quinta leitura de O Silmarillion:
1ª 30.12.02 - 17.01.03
2ª 09.07.03 (sem data final marcada)
3ª em junho de 2004
4ª 23.09.11 (sem data final marcada)
5ª 01.06.17 - 18.06.17

E sempre será a primeira vez que leio. Como fiquei muitos anos sem reler este livro, os detalhes foram esquecidos neste intervalo; porém, os fatos que mais gostei não fugiram da memória: Maeglin, da Queda de Fingonfin, de Tuor, Túrin Turambar etc..

O livro se dividi em cinco partes: Ainulindalë, Valaquenta, Quenta Silmarillion, Akallabêth e Dos Anéis dos Poder e da Terceira Era. 
Há também os apêndices: gráficos com genealogias, geografias, pronúncias, glossário, idioma - com o máximo de informações para o leitor estar no mundo criado por Tolkien. E, talvez você ache que não seja necessário se utilizar destes conteúdos, mas, confie em mim, é muito útil no auxílio da leitura. Lembro que em 2002 eu fiquei bem perdida com nomes e nomenclaturas enquanto lia; na primeira lida, parece muito dificultoso de assimilar o vocabulário - nomes de lugares, seres, raças (que mudam de nome conforme o desenvolvimento da trama e outros que possuem mais de quatro nomenclaturas para o mesmo lugar/pessoa/ser). Mas, meu conselho é este: não desista!!

O livro relata a história das Silmarils, criadas pelo elfo noldor Fëanor, filho de Finwë, das Três Casas dos eldar que entraram em Valinor - a morada dos Valar em Arda.

As silmarils continham a luz das Duas Árvores de Arda. E, estas gemas foram desejadas antes mesmo que Melkor tivesse destruído as Duas. 

A narrativa sobre as silmarils está no Quenta Silmarillion  que relata da chegada dos noldor (povo ao qual Fëanor pertence) e todas as guerras e desafios para manter Arda em paz. 

Mas a harmonia foi efêmera em Arda. Melkor/Morgoth roubou as silmarils e Fëanor lhe jurou vingança - indo contra a vontade dos Valar. Ocorreu, então, a separação dos noldor em Arda - aqueles que ficaram com os Valar em Valinor, e aqueles da família de Finwë que acompanharam Fëanor em sua vingança contra Morgoth na recuperação das gemas. 

Muitos destinos se juntaram ao de Fëanor, muitos anos após seu Juramento. Todos os destino tiveram o fado de carregar uma marca da qual vieram a arrepender-se antes do fim. 

O mundo foi mudando, chegando mais a semelhança daquele que alguns leitores conhecem como Terra-Média. Nomes ficam mais familiares como Galadriel, Gil-Galad, Sauron, Elrond, Isildur, Mithrandir, o Um .. Todo o enredo acaba voltando para o mal que não se sente realizado até encontrar, trazer e aprisionar na escuridão. 

No capítulo Dos Anéis dos Poder e da Terceira Era há uma apanhado geral de como foi que o Um foi forjado, em que mãos estiveram até chegar nas mãos de um periannath  - Bilbo Bolseiro - e dos destino final dos elfos após a Guerra do Anel.

Notas pessoais de leitura:
Personagem preferido: Ulmo
Parte Preferida: Da Queda de Fingolfin
Capítulo Preferido: De Maeglin
Capítulo que Abandonei: De Beleriand e seus reinos

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...