3 de abril de 2021

Leitura três..


 Primeiro King do ano ! Primeira leitura de "Saco de Ossos"! Parabéns para mim! ✌

"Saco de Ossos" conta a história de Mike Nooman, um escritor que sofre um bloqueio de escrita depois da morte de sua esposa, Jo.

Uma das coisas que me fascinou neste livro foi o fato de, pela segunda vez - pelo menos dos livros que eu já li do senhor King, ele cita Maugham. Jo e Mike se conheceram na faculdade e ambos gostavam de ler Maugham. Pouco antes de sua morte, Jo estava lendo "Um Gosto de Seis Vinténs" de William Somerset Maugham. Apaixonei! 

Desesperado pelo seu bloqueio, Mike se muda para sua casa de campo em Castle Rock (lugar fictício que é usado em alguns romances do senhor King). E em meio a sua luta em ajudar um jovem viúva a ter a guarda de sua filha, Mike percebe que além de estar contra um magnata (e avô da criança em disputa) ele também está lutando contra o sobrenatural que habita sua casa - e tenta saber quem está assombrando-o além de sua falecida esposa.

Assim com Derry é guiada pela sua história, Castle Rock conhece o seu mal e não o confronta. A cidade se conforma com aquilo que vive, vira o rosto para as injustiças e aceita como normais rituais infantis para pagar sua dívida com seu passado vergonhoso. E claro, há um saco de ossos na história.

Uma das coisas que me chamou a atenção foi como Stephen King apresenta o mundo editorial para o leitor: as manobras de publicação, a luta para se manter entre os "top 10". E, mais uma vez, o senhor King nos deleita com suas várias citações de autores proeminentes do início da década de noventa. 

Essa ambientação do mundo editorial me fez lembrar outra leitura de King: "Angústia"*. Neste livro o autor apresenta toda a força que o leitor tem sobre seu objeto de desejo: o livro. "Angústia" mostra um leitor ávido por ter seu livro preferido em mãos, e, no caso de Annie Wilkes, tem que ser do jeito que ela quer. 

"Saco de Ossos"  é  uma ótima história bem no estilo King de ser. 


Omnia Vanitas. 💀

Nenhum comentário:

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...