15 de abril de 2018

Leitura dez..


Olá, anônimo leitor!

Hoje, eu terminei a leitura de O clube de leitura de Jane Austen, da Karen Joy Fowler. 

Este era um livro que eu ansiei muito para que houvesse a publicação em PT. E, para celebrar com graça, foi um presente do meu marido - sem motivo algum, segundo ele, apenas porque eu merecia ganhar este livro. Que lindo! 💘

Eu já havia assistido o filme homônimo algumas vezes e o livro me deu a mesma sensação gostosa de leitura quanto o filme. 

Um clube de leitura com seis participantes; um livro da Jane Austen por mês. A vida dos personagens se cruzam com a leitura com seus enredos particulares; cada um com suas convicções, planos, sociedade - é um grupo diferenciado que durante a leitura eu me perguntei como podem conviver em amizade. E, de todos os personagens, Bernadette é quem tem as melhores histórias. 

Eu recomendo a leitura - muito fácil, ainda mais se você já conhece os seis livros de Jane Austen que permeiam esta trama. É uma leitura leve e gostosa que parece chuva com chocolate quente embaixo do cobertor. 



11 de abril de 2018

Segundo abandono.. Joana D'arc 3/3


Sinto muito, determinado leitor, mas eu abandonei a leitura de Joana D'arc de Mark Twain. 

Fiquei pela página 80 e poucos - antes de 89. Eu não consegui gostar da leitura. Quando eu li Dumas, achei que era uma história com muitas fábulas de quem foi Joana D'arc - antes das batalhas e da prisão.
Mark Twain criou uma vida cheia de fantasia para esta heroína; e alguns diálogos eu achei muito chatos: a defesa das fadas após a sua expulsão, sobre um determinado estômago puro de um suposto ladrão.

Infelizmente, minha determinação foi abalada e eu abandonei a tercei Joana D'arc. 
Ainda não decidi se vou colocá-lo à venda ou vou deixar na minha prateleira. 


8 de abril de 2018

Leitura nove .. Joana 2/3



Olá, planejado leitor!

Mais uma leitura terminada. Mais uma Joana concluída.

Esta foi a segunda leitura sobre a heroína francesa. O livro é um romance de Alexandre Dumas, Joana D'arc.

Dumas conta a história de Joana desde o seu nascimento até a sua morte. A parte da história que se  referente a morte desta personagem não há enxertos para compor a trama pois há registros que apresentam o martírio que acompanhou aquela que levou Carlos VII ao trono.
Porém, do nascimento à juventude (exceto quando esta ingressa na carreira militar), nada se sabe em como viveu Joana D'arc. Dumas, então, cria um nascimento quase messiânico para Joana:

Na noite em que nasceu Joana, a do dia de Reis de 1412 (...) uma ligeira brisa surgiu pela noite, impregnada dos suaves odores que só se respiram nos crepúsculos de maio; (...) então pareceu que uma estrela se destacou do céu e desenhando no espaço um traço luminoso, foi na casa de Jacques d'Arc.
E, ao descrever as ações e intensões desta heroína, torna-a um ser quase celestial.

Na minha opinião, somente após a prisão de Joana que a história se torna verossímil; antes disso, tudo o que se faz é preencher lacunas e adicionar frases não ditas para compor a trama. 

O caso do cachorro ..

 Olá, esquecido leitor !   Apesar de passar muito tempo longe deste blog, tentei voltar algumas vezes mas o tempo nem sempre está do meu lad...